quinta-feira, 12 de março de 2009

Onde fica a Protecção e o Socorro?



Mais uma cena triste e lamentável...
Na passada semana e com o bom tempo normal para a época começaram a deflagrar os primeiros incêndios florestais. Tudo normal ate aqui...
Num desses incêndios no nosso distrito, mais concretamente em Vila Verde, ocorreu mais uma triste situação. Como o sinistro assim o obrigava foram mobilizados variados meios para o combate às chamas, e como de costume e como é do protocolo la compareceram os GIPS da GNR. Tudo dentro da normalidade não fossem os militares dos Gips criarem conflitos com os bombeiros envolvidos no combate às chamas, ao ponto de serem proferidas pelos militares palavras como por exemplo "...tira dai o carro se não passo-lhe por cima..." foram ainda proferidas palavras a incitar à violência.
Os Gips não se enquadram na estrutura de Protecção e Socorro e fazem um esforço para não se enquadrar, sempre colocando-se à parte como foi exemplo a apresentação do dispositivo ou mesmo nos teatros das operações, desrespeitando consecutivamente a cadeia hierárquica dos bombeiros e todos os protocolos de actuações.
Estes Senhores não se esqueçam quem lhes deu a formação, ainda têm que se esforçar muito para chegar ao nível de conhecimentos dos Bombeiros. Na escola onde eles receberam os 6 meses de formação já lá foram repetidas vezes os bombeiros.

Nenhum comentário: