sexta-feira, 17 de abril de 2009

A PC (Protecção Civil) não pode ser confundida com PS; PSD, CDS.




Nos últimos tempos temos assistido a desenvolvimentos interessantes no que toca aos bombeiros da nossa cidade. Pelo que parece o último post afectou a sensibilidade dos leitores.




É importante a opinião de todos dentro do respeito mutuo.








Fico é um pouco preocupado pelo facto de se direccionar importância a pequenas situações e outras de grande importância passarem despercebidas.




Vou acompanhando os blogs em geral e em particular os que abordam os interesses de Braga. Num desses blogues (http://bracara2009.blogspot.com/) que é postado pelo candidato pelo PSD Sr. Ricardo Rio foram apresentadas o que seriam algumas propostas para 2008. Engraçado que vemos lá referido a problemática questão de operacionalidade da Policia Municipal e nada sobre bombeiros (sendo estes os mais envolvidos em polémicas nos últimos tempos). Ora bem, um cidadão atento questionou o Sr. Ricardo Rio sobre esta questão ao que este senhor respondeu e passo a citar "A questão da protecção civil é seguramente uma questão importante, mas não é "O" assunto mais importante do momento no Concelho".




Não quero estar a fazer politica nem coisa do género mas uma pessoa com esta ideia não traz grande mudança nem beneficio para os cidadãos.

Pelos vistos concorda com a opinião do vereador do pelouro da protecção civil. Para quem não se lembra o sr vereador disse recentemente num jornal da cidade que se caisse um avião em braga teriam que vir apoio do estrangeiro. Será que portugal não tem capacidade? Tem porque ainda há cidades que investem na Protecção Civil mas Braga não tem certamente.


Por favor meus senhores, vejam a situação em que se encontram as nossas corporações e agentes de protecção civil. Em Braga muita coisa funciona mal. Por exemplo: é o numero europeu de socorro (112) que demora a ser atendido pela policia por vezes alguns longos minutos, é uma corporação de bombeiros voluntários que diz que tem e quando é necessário não aparece ninguém, são bombeiros sapadores que em formatura publica têm falta de equilíbrio, enfim, é necessária uma consciencialização da população e dos políticos para que se modernizem estas instituições e só seja necessário pedir apoio ao exterior quando estivermos envolvidos numa qualquer calamidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente a classe política bracarense nÃO foge à mediocridade reinante neste país repleto de vendilhões do templo, prometendo a tão propalada mudança.
Na realidade, quando nos damos ao trabalho de analisar os mais variados discursos, descobrimos que estes são tão ocos quanto as personalidades que os proclamam.
Que dizer quando alguém menoriza esta questão, após tantas situações concretas e tantas intervenções das entidades do sector.
A politiquice matreira, desprovida de escrúpolos sobrevive à custa dos seus caciques habituais ou pontuais.
Todos aqueles que VERDADEIRAMENTE se interessam por esta questão e conhecem a realidade, já se aperceberam do silêncio conventual que advém das forças poíticas desta cidade.
Eventualmente podem fazer passar por "lorpas" os mais incautos, mas nós bem sabemos a razão de tanto "desinteresse"
Esse tem nomes, nomes que valem votos, mesmo que para tal tenham e colocar a tão famigerada ética na gaveta.
Pessoalmente sempre referi que a solução para este problema reside na sociedade civil e não nos aventureiros e (ir)responsáveis que amiúde poluem a linha do horizonte com os célebres cartazes apologistas da mudança, da moralização, da verdade, do desenvolvimento.
Confesso que o valor que lhes dou é proporcional à verdade que estes senhores políticos apregoam, ou seja, NENHUM!
Que dizer quando estes senhores organizam conferências de imprensa para demonstrarem indignação perante as arbitragens e NADA dizem quando um cidadão da sua terra aguarda eternamente por uma ambulância em pleno centro da cidade.
Que dizer quando estes senhores proferem declarações como aquelas que foram aqui citadas.
Eles sabem, eles reconhecem a gravidade do problema mas negligenciam para salvaguardarem "valores" superiores.
Por essa razão aqui vos digo:
A vossa cobardia, o vosso oportunismo lança-vos uma mácula de sangue.
Do sangue daqueles que perdem as suas vidas e sofrem pelo vosso oportunismo.
Porventura será injusto colocar aqui a fotografia de Ricardo Rio.
A colocar alguma foto, essa deveria estar acompanhada de todos aqueles que, devendo falar, calaram.
Meus amigos, voluntários e sapadores, não aguardeis que a salvação surja destas personagens.
Como dizia um amigo sapador: "eles irão aparecer no nosso quartel durante as eleições..."
Cada vez me orgulho mais de não ser militante de nenhum partido político.
É que ao fim ao acabo eles rendem-se sempre à mesma lógica... a lógica do poder.

p.s Relativamente ao facto de se ter opinado sobre a polícia municipal e não ter dito uma palavra sobre as restantes vertentes da P.C., apenas posso considera-lo como uma gaffe, caso contrário teria de proferir aqui umas palavras bem mais duras.
Eu durmo de consciência tranquila.
Será que eles podem dizer o mesmo?