Desde a uns tempos para cá a questão do SOCORRO em braga continua a deixar muito a desejar.
Como é do conhecimento de toda a gente cá do burgo e mesmo de todo o país, a cidade de braga esta em muitos maus lençóis em termos de socorro, isto deve-se á falta de meios. Para que as instituições funcionem é necessário alem de uma boa gestão existirem meios HUMANOS, FORMAÇÃO, MEIOS e MATERIAL.
Se a minha memória não me atraiçoa a corporação de Bombeiros Sapadores á poucos anos tornaram publicas as debilidades existentes na corporação, mencionando Falta de material de protecção individual, e a necessidade de abertura de nova recruta. Na sequência desta divulgação o órgão máximo dos Voluntários disse que a cidade tinha uma boa 2ª linha, pois na sua corporação existia um elevado número de bombeiros. Dito isto a única coisa feita mediante a divulgação dos Bombeiros Sapadores foi a renovação de material de protecção individual. Claro que perante este vai e bem de notícias a população bracarense ficou convencida da eficiência e capacidade de resposta dos meios de socorro da nossa Brácara Augusta.
Não demorou muito e todos tivemos a confirmação do verdadeiro estado da nossa protecção civil e referentes agentes. A cidade além das carências já existentes perdeu 90 bombeiros não havendo qualquer reacção do Zé do povo...
Na verdade a cidade não tem um sistema eficaz de protecção e socorro. Cada vez que há um incêndio vemos mais bombeiros das cidades e vilas vizinhas que bombeiros de Braga. Isto é quase a mesma coisa que cada vez que cada vez que houvesse um assalto na zona ariana quem viesse prender os bandidos fosse a policia Espanhola. Será que os responsáveis também diziam: “Não há problema, se não houver em número suficiente vem de fora”


No passado dia 19 foram entregue as corporações bracarenses 2 ambulâncias, através do Instituto Nacional de Emergência Medica, qual é o meu espanto na passada Quarta-feira dia 14, quando ao passar numa rua bem perto do centro da cidade vejo uma ambulância dos Bombeiros Voluntários da Povoa de Lanhoso a efectuar um serviço de emergência. Agora o que é que terá acontecido? Os voluntários e os sapadores tinham as suas ambulâncias todas para Serviço! Ou as viaturas estavam no quartel e não havia homens para as guarnecer?
Acrescentando claro que umas dessas viaturas colocadas ao serviço dos cidadãos ainda não saiu das instalações do quartel dos sapadores. Porque será? Estará esta maravilhosa viatura a ser estimada e conservada para alguma apresentação oficial? Será que os bracarenses têm que ser socorridos em viaturas envelhecidas e já com deficientes condições e a nova fica no quartel?
Pois é, isto, continua tudo mal, agora de quem é a culpa?
Socorro
Nenhum comentário:
Postar um comentário